A diversidade vista de forma simples sob o olhar de uma criança.

domingo, 25 de agosto de 2013


                                                        É bom estar de volta!


Quando eu tinha 19 anos desejei profundamente me tornar uma escritora graças á minha  paixão  pela série Vaga-Lume da editora Ática.Escrevi então ,meu primeiro romance juvenil, Á Beira da Praia,esse foi o título escolhido. Imaginação eu tinha de sobra,conhecimento sobre o mercado editorial,nenhum. Ainda assim eu não desisti de escrever e outras estórias surgiram. Com o tempo eu tinha acumulado em minha gaveta,cinco estórias,todas escritas á mão,cada qual em um caderninho.E agora,o que fazer? Não fazia a menor ideia.
Passaram-se alguns anos e os "livros" estavam lá. Até que um dia,em uma escola em que eu trabalhava,encontrei um livro didático da Editora FAPI, o qual eu usava para planejamento de aula,nele havia um anúncio do tipo "oportunidade para novos autores". Era exatamente o empurrão que eu precisava. A FAPI foi a primeira editora que procurei para apresentar meus projetos. E foi quem abriu as portas para meu sonho.Minha fada madrinha.Ela abraçou meu projeto e em 2007 eu fechei um contrato lançando os cinco livros de uma só vez em uma coleção intitulada Heróis por Acaso.
Já iniciei minha caminhada sendo autora de uma excelente editora que não cobrava para publicar. Era mais do que eu esperava. Meus livros então foram distribuídos em várias escolas do  Brasil. Sei que não atingi a fama de muitos autores atuais,mas sinto-me feliz pelos leitores que conquistei. Sei que com minha coleção contribuí para que muitos adolescentes passassem a gostar de livros. E é o que realmente importa. Ainda hoje recebo este tipo de depoimento de professores,pais e alunos. Sei também que fui "incompetente" em relação á divulgação da coleção Heróis por Acaso, faltou experiência e dedicação. A timidez atrapalhou muito. Cheguei a rejeitar convites de escolas por medo de falar em público,um problema que graças a Deus,hoje está superado. 
Outro fato importante da minha vida que ocorreu perto  do lançamento dos meus primeiros livros,foi a minha gravidez. Rafael chegou primeiro que os livros e  no lançamento eu o amamentava.Felicidade em dose dupla,mas ser mãe exige dedicação e muito tempo. Eu não tinha tempo para visitar escolas,divulgar meu trabalho e pouco menos para escrever novas estórias. Por um tempo abafei a minha vontade de escrever. Logo depois senti necessidade de estudar. Fui para a faculdade cursar LETRAS,e a vontade de escrever  continuou abafada. 
O fato é que, não dei conta de ser mãe,escritora e universitária. Deixei então, que as coisas corressem como tinham que correr.E quando enfim tudo voltou ao normal, filho com seis anos e diploma na mão,decidi voltar a fazer o que gosto,escrever.

Surgiu então meu sexto livro,DA COR DA NOITE,cujo tema é diversidade étnico-racial. Uma produção independente  e não me envergonho de falar. A ansiedade  em  lançar este livro era imensa e sabendo que o processo de análise de um original é demorado,  não  enviei o original para nenhuma editora,nem mesmo para a FAPI ,pois a mesma só publica coleções e desta vez ,não era o que eu pretendia. Eu queria ver DA COR DA NOITE nas mãos dos leitores.Tomei todo o cuidado necessário,tanto que procurei alguns profissionais indicados pela editora FAPI para fazer o trabalho de diagramação e revisão e o livro foi impresso no parque gráfico da FAPI, com toda a qualidade necessária.

Da Cor Da Noite foi outro empurrão que eu estava precisando.Estou muito feliz,apesar de saber da importância de se ter uma editora apoiando  nossos projetos,e não desistir de encontrar uma.
 Ainda assim,meu livro está sendo bem aceito,está despertando o interesse de várias escolas e secretarias de educação.Estou fazendo  oque eu deveria ter feito com Heróis por Acaso,correndo atrás da mídia,buscando eventos,parcerias com escolas,enfim ,sendo "mãe" do meu livro.
É por esta razão que estou aqui para dizer a vocês leitores,o quanto é  bom estar de volta,não importa em quais circunstâncias,importa mesmo é não desistir jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário